Governo propõe reajuste de 7% para servidores públicos do Estado

Foi encaminhada à Assembleia Legislativa a mensagem do Governo do Estado que define o percentual de reajuste dos servidores públicos do Estado. A matéria prevê um aumento de 7% a partir de primeiro de Janeiro de 2012 (data-base do servidor público do Estado). Esse percentual é a soma do IPCA dos últimos 12 meses (6,5%) mais 0,5% de ganho real. Atualmente, existem 135 mil servidores ativos e inativos no Estado.

O anúncio foi feito pelo secretário pelo titular do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, presidente da Mesa de Negociação Permanente (Menp). Ele destaca que mensalmente, a Menp se reúne com os 42 sindicatos que agregam os servidores públicos do Ceará, o que, além de ser uma ação inédita na administração, demonstra o diálogo com a categoria. "Vale destacar ainda que cada secretaria de Estado mantém reuniōes frequentes com o conjunto de seus servidores", ressalta Diogo.
 
Fonte:Ge

Ceará alcança meta do MAPA e vacina 90,6% do rebanho contra à Aftosa

O Ceará atingiu a meta estabelecida pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A meta do MAPA era 90% e Estado vacinou 90,6% do rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.Os números foram confirmados pelo relatório emitido pela ADAGRI. O índice ainda deve aumentar.

Na primeira etapa da campanha, realizada no mês de maio, o Ceará também bateu recorde e vacinou 94,44% do rebanho. Na próxima semana, o Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior e o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins realizarão entrevista coletiva para apresentação dos números finais.

A Adagri agradece o apoio irrestrito da imprensa, a colaboração de todos os pecuaristas do Ceará e o empenho de todos os servidores envolvidos nessa conquista.

Fonte:Adagri

Secretaria de Saúde confirma um caso de gripe A em Fortaleza

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (16) um caso de gripe A em Fortaleza. Além dos casos confirmados nesta semana, outros 22 haviam sido registrados no Ceará. Dos 23 casos, 18 ocorreram em Pedra Branca, onde houve surto da doença.
Para a Secretaria de Saúde, o surto de H1N1, iniciado no mês passado em Pedra Branca, está controlado. Dos 859 casos notificados, sendo 791 em Pedra Branca e o restante distribuído em 11 municípios, nenhum evoluiu para um quadro grave e nenhum paciente morreu, de acordo com a Sesa.
A Secretaria de Saúde recomenda que a população fique alerta aos sinais de prevenção e que deve estar atenta aos sintomas. Lavar as mãos o maior número de vezes e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas são as principais formas de prevenir, alerta a secretaria. Caso a pessoa sinta os sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo, deve procurar imediatamente o posto de saúde.
Fonte:G1

Menina morre após receber anestesia em hospital do Ceará, diz família

Uma criança de oito anos morreu após receber anestésico no hospital municipal de Chaval, a 408 km de Fortaleza, segundo a família e profissionais da unidade. De acordo com o tio da menina, Manuel de Souza, ela foi levada ao hospital em 1º de dezembro após cair no banheiro quando tomava banho.
"Ela cortou a cabeça no vaso sanitário na queda. No hospital, o médico foi aplicar a anestesia para costurar a cabeça e disse que a anestesia não pegava. Ele aplicou várias vezes", disse. O laudo que vai indicar a causa da morte sai em 15 dias, segundo a família.
A criança deve ser enterrada em Chaval nesta sexta-feira (9). "Está uma comoção em Chaval", afirmou Souza. A família informou que o corpo da criança passou por perícia em Parnaíba, o sangue foi colhido para exames e o resultado deve ficar pronto em até 15 dias.
Fonte:G1

Universidade em Quixeramobim (CE) suspende aulas para prevenir gripe A

A Universidade do Vale do Acaraú (UVA) em Quixeramobim, sertão central do Ceará, suspendeu as aulas a partir desta sexta-feira (2) para prevenir casos de gripe A no município, segundo a coordenadora da instituição, Fernanda Severo. Um caso suspeito foi registrado na cidade, mas o campus da UVA de Quixeramobim, justifica Fernanda, possui vários alunos de outros municípios, entre eles, Pedra Branca, onde o Governo do Estado confirmou surto da doença na semana passada.
Até o final da tarde desta quinta-feira (1º), a Sesa informou que foram notificados 534 casos em Pedra Branca. Segundo a secretaria há ainda 24 casos sendo investigados em Boa Viagem, um em Quixadá, um em Quixeramobim e em Acopiara também foi coletado material de um paciente que está no Laboratório Central de Saúde Pública para exame.
Fonte:G1